O aço galvanizado é aquele que recebe um revestimento de zinco, que potencializa a proteção contra corrosão. A cobertura pode ser adicionada por imersão ou eletrogalvanização:
- Imersão:ocorre quando o aço é mergulhado no zinco líquido quente. Após esse banho, o material é reservado em um local especial para secagem. Assim que esfria, o zinco gruda no aço, que está pronto para uso;
- Eletrogalvanização:processo que consiste no mergulho do aço em um banho eletrólito, que reveste o material e é transformado em zinco durante a secagem.
Aço Galvanizado: Características
Por ser mais resistente à corrosão e ter melhor desempenho em contato com a água, o aço galvanizado é amplamente utilizado na construção civil, itens de ferramentaria, cercas, estruturas de veículos, utensílios e equipamentos domésticos. No entanto, o material não deve ser utilizado em todas as situações! A água do mar e a maresia, por exemplo, oxidam o zinco mais rápido, diminuindo sua vida útil. Portanto, o aço galvanizado não é recomendado para áreas litorâneas.
Aço Galvanizado Enferruja?
Como sabemos, existem vários métodos de proteção contra a corrosão dos metais, sendo que um dos mais eficientes é a galvanização. A galvanização é um processo em que se reveste uma peça de ferro ou de aço com zinco metálico.
A ferrugem é formada através da oxidação do ferro metálico (Fe) a cátion ferro (Fe2+), junto da presença do oxigênio, do ar e da água. O ferro e a maioria dos metais (com exceção do ouro e da platina) possuem menor potencial de redução que o oxigênio e, por isso, esses metais tendem a se oxidar. Porém, perceba que o processo de oxidação acontece porque o Fe se oxidou a Fe2+. Dessa forma, quando uma peça passa por um processo de galvanização, a camada de zinco impede a oxidação do ferro, porque evita que ele entre em contato com o ar e com a água – ou seja, o processo de galvanização impede o ferrugem.
Aço Galvanizado e suas Vantagens
O processo de galvanização, como dito, é um processo químico que deposita uma camada de zinco sobre o aço, o que permite uma longa vida útil à estrutura e aumentando sua resistência contra a corrosão ou ferrugem e permitindo sua fixação por meio de parafusos. O zinco auxilia a poupar também recursos naturais como o minério de ferro e também energia, o que prolonga a vida útil dos produtos que utilizam a proteção e contribuem economicamente ao investimento do capital em aço.