energia solar agua

Como funciona a energia solar em Témica ou termo-solar?

A energia solar termica (termo-solar)  funciona,  captando calor do sol e, a partir de placas solares e aquecendo um líquido presente nas tubulações. Este produto é transportado para o acumulador solar que aquece a água para o uso de, por exemplo, no chuveiro.

A energia solar térmica, que pode ser usado em centrais térmicas de diferentes formas, como, por exemplo, na produção de bagaço de cana-de-açúcar e de  cascas dos grãos. A operação é realizada da seguinte forma:

  • A luz do sol é captada por painéis solares e o aquecendo o  líquido no interior da placa.
  • O líquido é transportado para o acumulador solar.
  • A água que é armazenada na bateria solar, aquecida e  distribuída para o seu uso.

Nos casos em que há pouca luz solar, como em dias de chuva, o sistema conta com um aquecedor a gás para aquecimento.

Como funciona a energia heliotérmica (termo solar de concentração)?

A  energia heliotérmica (ou da energia termossolar ou energia solar térmica de concentração), que se caracteriza pela geração de energia elétrica na captação dos raios do sol de forma indireta. Portanto, o calor do sol, se refere de forma indireta, sendo armazenado e convertido em energia solar,  mecânica e, por último, em energia elétrica. Todo o processo é realizado da seguinte forma:

  • Os painéis solares (com espelhos, os colecionadores e os helióstatos) que acompanham a direção do sol, o reflexo da luz e concentrando-se em um determinado ponto;
  • Chegados a este ponto, um receptor se encontra em local onde irá passar o fluido térmico;
  • Após este passo, o calor acumulado é utilizada para o aquecimento de um fluido;
  • Em seguida, será realizado o aquecimento de água no estado gasoso;
  • Por último, a usina de energia heliotérmica vai funcionar como uma central termoeléctrica, na qual o vapor de água fará com que o movimento das turbinas, conecte o gerador que irá produzir uma fonte de energia limpa.

Como o usar a  Energia Solar?

A utilização da energia solar acontece em  diversos âmbitos, seja em residências, comércios, indústrias, como nas áreas urbanas, através da micro e pequena geração, e até mesmo nas usinas de energia fotovoltaica. A economia e a sustentabilidade são uma das principais vantagens da utilização de sistemas de energia solar fotovoltaica, térmica e heliotérmica.

Como o usar a energia solar de forma segura

Para utilizar a energia solar com plena segurança basta seguir os padrões da ANEEL, e realizar a manutenção periódica dos equipamentos de captação de energia. O conhecimento  de como usar a energia solar em sua casa, com a segurança de que é muito importante, tanto para as famílias como para locais comerciais.

Após a instalação  das placas solares, como funciona a manutenção?

A fim de garantir o bom funcionamento das placas solares, recomenda-se a remoção dos painéis a cada um dos 6 meses. Em lugares com uma grande quantidade de pó e/ou com baixos níveis de chuva o ideal é que o processo se realize a cada um dos 4 meses. As inspeções visuais realizadas pelos técnicos, podem  identificar  riscos, arranhões, rachaduras ou manchas, com o fim de garantir o funcionamento e a recuperação de eventuais danos sofridos por placas solares.

 

Fonte: www.portalsolar.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTAYour email address will not be published. Required fields are marked *Your Name

12 + cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rua Rio Tocantins, 1251 - Bairro Weissópolis – Pinhais/PR
Seg - Sab : : 7:00-18:00
Copyright © 2020 Desenvolvido por CWBMIDIAS
Open chat