A importancia das estruturas metalicas

A Estrutura para placa solar, embora não esteja diretamente envolvido na geração elétrica, é um dos componentes mais importantes de um sistema solar fotovoltaico, pois é a qualidade desta estrutura que irá garantir que o painel solar funcione de maneira estável durante a sua longa vida útil.

Imagine que você acaba de adquirir um sistema de energia solar, orgulhoso por exibir seu painel solar aos seus vizinhos e, logo na primeira ventania mais forte, ele sai voando longe e vai parar no próximo quarteirão.

Pois saiba que isso não é balela e até muito possível de acontecer caso você, ou a empresa de energia solar que você escolheu para instalar o seu sistema, não saibam escolher o tipo de suporte para placa solar mais adequado ao seu telhado.

A questão é que cada tipo de telhado exige um tipo específico de estrutura, que melhor se adeque ao material e formato das telhas, assim como existem diferentes estruturas para montagem do painel em solo para cada situação.

Este matéria tem como objetivo apresentar cada um dos principais tipos de suporte para painéis solares, além de apresentar as principais informações sobre este que é uma parte super importante dos sistemas fotovoltaicos.

Importância do Suporte Para Placa Solar

As estruturas de fixação são tão importantes quanto os próprios módulos de um sistema fotovoltaico, e seu mau desempenho pode invalidar por completo o investimento na tecnologia limpa da energia solar.

Ação do Vento Sobre o Painel Solar

As cargas de ventos são um fator muito importante a ser considerado na hora de instalar o painel fotovoltaico, pois elas projetam sobre as placas (estruturas planas e sem vazão), e consequentemente sobre a estrutura, um peso excessivo dependendo de sua força.

A estrutura tem um papel fundamental de resistência ao vento, então ela tem que ser medida e mensurada em túneis de vento para ser forte o suficiente para aguentar tempestades, seja no telhado ou em solo.

Dessa forma, embora vídeos e manuais de como fazer suporte para painel solar possam ser encontrados na internet, se você deseja garantir que o seu sistema funcione de forma correta durante a sua longa vida útil de mais de 25 anos, então é recomendável que você adquira uma estrutura de boa qualidade e com garantia de fabricação.

Inclinação do Painel Fotovoltaico

Outro papel importante do suporte é prover a inclinação ideal das placas fotovoltaicas para que elas consigam captar a maior quantidade de luz solar possível, aumentando a sua eficiência e geração.


A correta orientação permite captar o máximo de energia ao meio dia solar e horas próximas, que são os momentos de maior concentração da radiação solar, assim como melhora a captação anual do painel como um todo, compensando a menor irradiância nos períodos de inverno.


A inclinação ideal dos painéis fotovoltaicos varia de acordo à Latitude da localidade, e também quanto ao tipo de sistema fotovoltaico.

Para os sistemas conectados à rede, inclinações menores propiciam maior captação nos períodos próximos ao solstício de verão, gerando mais energia e mais créditos energéticos.

Composição e Qualidade das Estruturas de Fixação

Vimos que a estrutura para o painel solar é de extrema importância para o sistema fotovoltaico como um todo e, portanto, esta deve atender padrões de qualidade que assegurem sua vida útil e durabilidade.

As estruturas de boa qualidade são, normalmente, feitas de alumínio, principalmente as partes que são fixadas no módulo fotovoltaico, assegurando não só resistência, como também leveza.

Outros componentes, como aço galvanizado, também são utilizados, já que as estruturas devem durar tanto quanto o sistema (que dura mais de 25 anos), porém estes devem ser avaliados quanto ao peso, estabilidade e vida útil, evitando manutenções prematuras na instalação.

Tipos de Suporte Para Fixação de Painel Solar

Para cada caso, há uma solução. Como já vimos, os suportes para módulos fotovoltaicos variam conforme o tipo de telhado e/ou projeto, no caso de instalações em solo. Conheça abaixo os principais deles:

Suportes para telhados

No caso de telhados, deve ser verificado o tipo de telha ou de madeiramento – a estrutura que suporta o telhado.

Para fixar os módulos em telhados, é necessário instalar um trilho que pode ser afixado nas telhas (no caso de telhas metálicas) ou no suporte do telhado (no caso de telhas de cerâmica/argila ou concreto).

DEIXE UMA RESPOSTAYour email address will not be published. Required fields are marked *Your Name

dezessete − um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rua Rio Tocantins, 1251 - Bairro Weissópolis – Pinhais/PR
Seg - Sab : : 7:00-18:00
Copyright © 2020 Desenvolvido por CWBMIDIAS
Open chat